segunda-feira, 5 de maio de 2014

DIA 01 - Cananeia - Ilha do Cardoso / Marujá / Pontal do Leste - 01/05/2014

Assim que nos encontramos, no centro da cidade de Cananeia, seguimos até a marina para embarcarmos com destino a Ilha do Cardoso. Silvana e Ricardo nos acompanharam de bike. Com aquela euforia, típica de viajantes que desejam muito começar uma viagem, chegamos e rapidamente colocamos todas as bikes no barco. Tudo foi muito bem organizado por Sandro Ribas, que tem muita experiência e já tinha tudo contratado.


Despedir de minha querida amiga Silvana foi muito ruim. Gostaria de tê-la conosco e tenho certeza que ela também sentiu o mesmo... espero de coração que nas próximas aventuras eles possam nos acompanhar! Ela assistiu tudo de perto e tirou várias fotos de nossa partida. 

Silvana Bianchi
Ricardo



Á partir daqui, passamos por uma linda região, canais tortuosos com paisagem de tirar o fôlego. 



Chegamos na Ilha do Cardoso em aproximadamente 30 minutos. 

Ilha do Cardoso 

A ilha possui 225 km quadrados e é coberta com 90% de Mata Atlântica. O local integra uma área de preservação - Parque Estadual Ilha do Cardoso, desde 1962.

Paramos no núcleo Marujá, uma comunidade cujo meio de sobrevivência baseia-se no turismo e pesca, e desembarcamos rapidamente. 




Passamos na Pousada Dona Tereza, acertamos um almoço para nossa volta e partimos. (Embora não ficamos hospedados aqui, dei uma olhada na pousada que é uma graça! Recomendadíssimo. Além disso, a embarcação Pérola Negra que nos trouxe, é muito segura e seus piloteiros tem a licença própria para a prática de turismo. Por isso, caso queira fazer uma expedição por aqui, entre em contato com eles!)



Logo, seguimos por uma deliciosa trilha em direção à praia.




Após andarmos uns 3 km com esta vegetação incrível, bromélias e borboletas, logo temos a visão do paraíso! 


Ao chegarmos a praia, paramos para fazer algumas fotos. 




O clima era tão romântico, que até a folha no chão tinha formato de coração...


Nosso guia, muito sabiamente, nos levou para o lado norte da Ilha. Pensei com os meus 'botões': Porque vamos para o norte se a vila de Pontal do Leste fica ao sul? Mas... visita guiada guarda suas surpresas e, por isso, confiamos 100% nele... Pedalamos por mais alguns quilômetros, quando ele disse que estava na hora de voltarmos... olhamos para trás e simplesmente começamos a entender tudo. Á partir deste ponto, se tem uma visão privilegiada do pôr do sol! É algo realmente indescritível... 






Mas não era apenas pelo pôr do sol que estávamos aguardando. Estávamos também, ganhando tempo até maré baixar e termos uma terra batida, melhor para pedalar. Além disso, teríamos a oportunidade de pedalar a noite. Infelizmente, há coisas que não tem como colocar através de imagens, pois minha câmera não capta eventos noturnos... mas foi uma sensação realmente incrível! Eu diria que esta é a parte da 'Aventura' da logomarca da empresa do Sandro Ribas, pois, sinceramente, só é possível fazer isso muito bem guiado... para nós, pobres mortais, a noite é tudo idêntico na praia e conseguir encontrar a trilha que levará até a pousada, é praticamente impossível. Seguimos guiados apenas com a luz das lanternas, o som das ondas quebrando e com o barulho de nossos inquietos pensamentos. 

Após alguns quilômetros, acho que uns 20 mais ou menos, chegamos ao Pontal do Leste, uma comunidade menor que o núcleo de Marujá. Soube por meio de um morador local que aqui há, mais ou menos, umas 15 casas. Fomos recebidos na pousada do Sr. Feliciano. É impressionante como o tempo parou nesta vila, pois não tem energia elétrica, sinal de telefone e internet muito menos. Mas sinceramente... amo esta sensação de isolamento! Enquanto tomamos nosso banho, Sandro Ribas foi preparar nosso delicioso jantar. Logo estávamos todos em volta da mesa 'prosiando mais o Sr. Feliciano'. Ahh, aqui tem luz porque ele tem gerador de energia, movido a diesel. 

Peguei Feliciano de surpresa, pois não gosta muito de foto.



Filipe e eu (mais Filipe do que eu, rs) levamos um vinho que 'casou' perfeitamente com nosso jantar, macarrão ao molho branco com shitaque. 

Após nosso delicioso jantar, todos se recolheram antes do gerador parar de funcionar.  

Aguardem mais surpresas, do próximo dia com 
Expedição & Aventura Outdoor

Pousada Feliciano - 13.3852-1166 ou 3852.1169 (Ilha do Cardoso e Ariri)
www.pousadadopescador.cananeiatur.com

2 comentários:

  1. ja estou radiante viajando de novo lindo demais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mamãe sempre gosta de tudo que o filhinho faz... não vale rsrs

      Excluir