terça-feira, 6 de maio de 2014

LAGAMAR - INTRODUÇÃO

O complexo Estuarino Lagunar, ou Lagamar, tem uma extensão de 200 km de litoral, e uma área de 6.000 quilômetros quadrados. É composto por lagunas, braços de mar, baias, praias, restingas e florestas, muito bem conservadas. Isso por si só nos daria motivos de sobra para visitar o local mas, além disso, há também comunidades tradicionais como remanescentes quilombolas e caiçaras com seu modo de vida e subsistência integrado a natureza, manifestações populares, artesanato e uma culinária apetitosa a base de especiarias da região.

Localização

O Lagamar encontra-se entre o Porto de Paranaguá - PR e o sul do Estado de SP, mais especificamente, entre Iguape e Paranaguá.

O mapa da viagem pelo Lagamar
Fonte: revista Aventura & Ação nº 171, p. 71

Cicloviagem "Lagamar"

Embora possa ser uma cicloviagem 'tranquila' existem alguns detalhes que precisam ser bem planejados como marés, travessia entre as ilhas, etc. Existem várias possibilidades para esta cicloviagem, pois é possível partir de vários lugares.

• Opção 1 - Iguape >  Cananéia > Ilha do Cardoso > Superagui > Peças > Ilha do Mel - mais ou menos 150 km pedalados e alguns quilômetros de barco.
  • Opção 2 - Cananéia  > Ariri > Ilha do Cardoso > Superagui > Peças > Ilha do Mel - mais ou menos 150 km pedalados e alguns quilômetros de barco.
OBS. Este trajeto, Cananeia ao vilarejo Ariri, tem uns 60 km em estrada de terra e passa por algumas pequenas cachoeiras e 'pinguelas' (pontes de madeira). Nem sempre é possível passar por ali de carro, pois a estrada pode estar bem ruim. No entanto, de bike, é sempre possível e já ouvi dizer que o trecho é muito bonito. De lá, os cicloturistas seguem para Ilha do Cardoso, passando pelas outras ilhas já citadas.

O maior problema desta viagem está relacionada a parte logística, principalmente para voltar. Normalmente, o pessoal pega um barco / escuna até Paranaguá, de lá segue de ônibus para Curitiba e na rodoviária pega outro ônibus para casa.
  • De ônibus - eu acredito que ficaria em torno de uns R$ 200,00 por pessoa.
  • De Van - Fiz uma cotação e, para nos buscar em Paranaguá, cobrariam algo em torno de R$ 1.620,00.
  • De Barco - Outra possibilidade é pegar um barco na Ilha do Mel e voltar até Cananéia (local onde poderia deixar seu carro, para ir e voltar). No entanto, este trecho tem 120 km e o barco custará mais ou menos R$ 900,00...
Por isso, a opção por nós escolhida, foi seguir com uma empresa contratada.

• Opção 3 - Sandro Ribas, da empresa Expedição & Aventura Outdoor. Cananeia > Ilha do Cardoso > Superagui > Peças > Ilha do Mel. (90km divididos em 4 dias)

Meu Planejamento

Quando fizemos o Caminho do Sol, conquistei mais uma amiga 'virtual' muito querida! Seu nome é Silvana Bianchi e ela mora em Cananeia. É muito interessante pois, quando há algo em comum entre as pessoas, nos aproximamos mesmo sem nos conhecer pessoalmente. Comentei com ela que Filipe e eu estávamos com vontade de fazer a 'travessia das ilhas', mais conhecida como Cicloviagem Lagamar. Encontramos uma 'brecha' em nosso calendário no dia 01/05, quinta-feira, feriado do dia do trabalhador e comentei que provavelmente faríamos neste período. Tentei convencê-la a ir conosco, mas ela ainda não se sente segura para pedalar por vários dias. No entanto, descobrimos que Sandro Ribas, da empresa Expedição & Aventura Outdoor, faria este pedal com um casal. Fiquei muito animada e entrei em contato com ele para, quem sabe, nos encontrarmos por lá.

Sandro muito gentilmente marcou conosco e nos apresentou seu roteiro fantástico! Ele é um guia turístico e entende tudo sobre a região. Sua empresa possui várias viagens de aventura (para vários lugares), envolvendo trekking, bike e canoagem. Quem quiser conhecer um pouco melhor seu trabalho, curta sua página, no facebook (link) ou entre em contato por fone / email acima.

A melhor parte disso tudo, é que ele resolveu nosso problema logístico. Fechamos com ele e começamos a nos preparar para a viagem! Quando Silvana soube que estaríamos por lá, praticamente nos convocou para que ficássemos em sua casa! Por isso, ao invés de partirmos na quinta-feira, dia 01/05, fomos na quarta, dia 30/04, para sua casa. A viagem foi perfeita, saímos às 18 hrs e às 22 hrs chegamos em Cananéia. Foi delicioso ser tão bem recebidos por nossos queridos anfitriões. Parecia que nos conhecíamos por uma vida! Comemos uma pizza maravilhosa, tomamos quase 2 garrafas de vinho, rimos e conversamos até às 02:00 hrs da manhã.

No dia seguinte, acordamos e fomos conhecer a cidade de Cananeia com nossos queridos amigos.

História de Cananeia

Descobri que, embora não se tenha documentos disso, a cidade de Cananéia pode ter sido a mais antiga do Brasil. No entanto, pela documentação, São Vicente foi fundada dois meses antes, no ano de 1532. Devido a cidade estar localizada em um ponto estratégico, entre os séculos XV e XII, servia como ponto de reabastecimento e também produzia estaleiros. Nos séculos seguintes, a pesca começou a ganhar força e, até os dias de hoje, é a base da economia da cidade.

Boa parte da história, pode ser observada através de sua arquitetura, na vila do Centro Histórico.

Fomos conhecer a cidade a pé. Andamos por quase tudo em apenas algumas horas. Caminhamos pela marina, centro histórico e depois compramos uma carne de siri para fazermos nosso almoço.

Peixaria temática:

Ricardo fez um macarrão incrivelmente bom, enquanto Silvana fez a casquinha de siri. Começamos aqui nossa viagem gastronômica que me faria voltar com muitooosss quilinhos a mais... Estava tudo perfeito, companhia e comida.

Logo após o almoço, começamos a organizar nossas bikes para partir. Às 15 hrs, em frente a igreja matriz, nos encontramos com Sandro e conhecemos nossos novos parceiros de viagem, Eros e Eli. Nossa inesquecível expedição será descrita nos próximos episódios...